O que é o VMLINUZ

22-11-2010 10:40

 

 

O QUE É O VMLINUZ

vmlinuz é o nome da Linux núcleo executável.

Um kernel é um programa que constitui o núcleo central de um computador sistema operacional. É a primeira coisa que é carregada em memória (Que fisicamente consiste em RAM chips ), quando um computador é arrancado (Ou seja, iniciados ), e ele permanece na memória de todo o tempo que o computador estiver em funcionamento. Um arquivo executável , também chamado de arquivo executável, É um ficheiro que pode ser executada como um programa.

vmlinuz é um arquivo compactado do kernel Linux, e é bootable. Bootable significa que é capaz de carregar o sistema operando na memória para que o computador torna-se útil e os programas aplicativos podem ser executados .

vmlinuz não deve ser confundida com vmlinux, Que é o kernel de uma forma não -comprimido e de forma não-inicializável . vmlinux geralmente é apenas um passo intermediário para a produção de vmlinuz .

vmlinuz está localizado no / Boot Diretório, que é o diretório que contém os arquivos necessários para começar a arrancar o sistema. O arquivo nomeado vmlinuz poderia ser o kernel real executável em si , ou poderia ser um link para o arquivo executável do kernel , o que poderia ter um nome como / boot/vmlinuz-2.4.18-19.8.0 (Ie, o nome da versão específica do kernel). Isso pode ser facilmente calculado a partir do ls comando ( cujo objetivo é listar o conteúdo de um diretório especificado ), com a sua -L (opção que diz ls para fornecer informações detalhadas sobre cada objeto no diretório especificado ) como segue:

ls -l / boot

Se vmlinuz é um arquivo comum (incluindo um arquivo executável ), as informações sobre ele na primeira coluna vai começar com um hífen. Se é um link, ele vai começar com a letra l.

Kernel do Linux é compilado emitindo o seguinte comando:

make bzImage

Isto resulta na criação de um arquivo chamado bzImage em um diretório como / usr/src/linux/arch/i386/linux/boot /.

Compilação é a conversão do kernel código-fonte (Ie, a forma original na qual o kernel é escrito por um ser humano ) em código objeto ( o que é compreensível diretamente por um processador de computador). É realizado por um programa específico chamado compilador, Normalmente no GCC (GNU Compiler Collection ).

bzImage é copiada usando o cp (Cópia , ou seja, ) de comando para o diretório / boot e, simultaneamente, renomeado vmlinuz com um comando como

usr/src/linux/arch/i386/linux/boot/bzImage cp / boot / vmlinuz /

vmlinuz não é apenas uma imagem compactada . Ela também tem gzip descompactador embutido no código -la. gzip é um dos utilitários de compressão mais populares Unix -like sistemas operacionais.

Um kernel compilado chamado zImage arquivo é criado em alguns sistemas mais antigos e é retido por outros mais recentes, para compatibilidade com versões anteriores . Ambos zImage e bzImage são compactados com gzip. A diferença é que zImage descomprime em pouca memória (Ie, os primeiros 640KB ), descompacta e bzImage em de memória de alta (Mais de 1MB). Há um equívoco comum que bzImage é comprimido com o bzip2 utilidade, na verdade, a b apenas representa grande.

O nome vmlinuz é em grande parte um acidente da história. O binário do kernel do UNIX original, desenvolvido no Bell Labs foi chamado unix. Quando um novo kernel com suporte para memória virtual posteriormente foi escrito na Universidade da Califórnia em Berkeley ( UCB), o binário do kernel foi renomeado vmunix.

A memória virtual é a utilização do espaço em uma unidade de disco rígido (HDD ) para simular memória RAM (memória de acesso aleatório) de capacidade. Foi suportado pelo kernel do Linux quase desde o início do Linux , ao contrário de alguns outros sistemas operacionais em uso popular da época, tais como MS- DOS.

Assim, foi uma progressão natural para o kernel do Linux a ser chamado vmlinux. E porque o executável do kernel do Linux foi feita em um arquivo compactado e compactado arquivos normalmente têm uma z ou gz extensão em sistemas Unix -like, o nome do kernel compactado executável tornou-se vmlinuz.

 

Baixar em formato PDF


Linux: Se é bom, pode ficar sempre melhor!