O QUE É O LINUX TITAN

  

O Linux Titan é um LFD (Linux Floppy Disk) remasterizado do Linux Terabeauts criado por Gabriel Duarte, que tem suporte a leitura e escrita de partições do tipo EXT2, EXT3, ReiserFS, MINIX ,FAT16, FAT32.

    Ele contém ferramentas para  fazer manutenção de partições do tipo EXT2, EXT3, ReiserFS e MINIX. Ele utiliza o Busybox versão 1.3.1 Multicall-Binary como base, que possui mais de 50 binários em apenas um.

    Além de reparar sistemas, ele também contém vários utilitários. Com ele é possível se fazer Backups, compactar arquivos, criar arquivos de texto, copiar, renomear, entre outros.

    O Linux Titan é composto por dois discos, onde o primeiro deles contém o sistema em si, contendo o Kernel, e o segundo contém um utilitário chamado MEMTEST, que serve para testar a memória do computador e também funciona como um disquete de boot para computadores onde a MBR não consegue ler o disco rígido, além de conter um Howto escrito pelo próprio Gabriel Duarte ensinando a criar seu próprio LFD, um guia do Foca Linux e um manual de informações sobre o Linux Titan, bastando apenas explorar o disco para obter o acesso.

    O Linux Titan é testado e compilado no Kurumin Edukando, remasterizado pelo professor Vitor Nunes Caetano e distribuído nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 COMO TUDO COMEÇOU

 

 

A ideia de remasterizar o Terabeauts veio em minha mente depois de ter tido uma visita com o professor Vitor Nunes Caetano, do Pólo e Educação pelo Trabalho José Emygdio de Oliveira, quem remasterizou o Linux Kurumin, criando o Kurumin Edukando, voltado para a educação. Ele me explicou que era mais fácil remasterizar um sistema já pronto, do que criar o sistema do ponto zero. Seria muito trabalho em tão pouco tempo. A remasterização do Terabeauts também foi feita porque eu estava inscrito em um concurso de inovação da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Eu queria fazer algo pequeno, que pudesse ajudar as outras pessoas e que mexesse com o mundo da informática. Eu tive que pesquisar algumas coisas sobre Linux, e isso me ajudou bastante nos meus conhecimentos. Eu comecei a usar o sistema Linux em meados de abril de 2010 e foi amor à primeira vista. O primeiro Linux que eu experimentei foi o Kurumin, que estava instalado no laboratório de minha escola. Depois, o que eu experimentei foi o Linux Puppy. Fiquei encantado com ele, por ser pequeno e ter uma interface tão bonita. Eu quis fazer um segundo disco para o Titan. Eu não sabia muito bem como fazer isso, mas depois de ler um artigo sobre o ISOLINUX, eu descobri como fazer tal coisa. No segundo disco, eu coloquei um utilitário que serve para medir a memória do computador, que se encontra em quase todos os LiveCD’s, e também manuais onde o usuário pode aprimorar os seus conhecimentos em Linux. Minha evolução no Linux foi muito rápida, apenas alguns meses e, pelo fato de ele ser um software de livre distribuição, onde eu podia modificá-lo ao meu gosto. Durante o processo de remasterização do Terabeauts, fiz várias tentativas para criar o meu próprio LFD, mas não consegui porque havia alguma coisa errada com o programa Busybox. Isso não impediu que eu continuasse com o meu projeto e as minhas descobertas no mundo Linux. Eu comecei a frequentar a comunidade do Viva o Linux, comecei a obter as distribuições mais utilizadas, mas nenhuma me agradou mais do que o Kurumin Edukando.Comecei a obter mais conhecimentos sobre a linha de comandos do Linux e de como o sistema Linux nasce de um ponto e se torna funcional. Comecei a obter conhecimento sobre o Kernel e de  como configurá-lo. Eu também remasterizei o Terabeauts com o intuito de descobrir como um sistema tão pequeno podia funcionar em um disquete, em uma capacidade tão pequena.

 

 POR QUÊ TITAN

 

O nome “Titan” foi escolhido por mim porque foi o meu apelido durante o início do ano de 2010. Foi pelo fato de eu ser um dos alunos mais inteligentes de minha turma e gostar de mitologia grega, que me colocaram esse apelido. Cada um de meus colegas tinha o apelido que era o nome de um Deus olimpiano ou Semideus. O meu era Zeus. Eu gostei de ter um sistema com um nome de algo que eu gostasse, como mitologia grega, e batizei o sistema com o nome de “Titan”.

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço primeiro à Deus, porque sem ele nada seria, À minha mãe, que teve uma paciência enorme comigo durante as muitas horas que passei sentado em frente ao laptop. Agradeço à professora Maria Beatriz pelo sedimento da sala de informática para o projeto e pelo apoio. Agradeço à professora Ivana que me deu seu apoio e confiança me ajudando e me emprestando o laptop para criar o Titan. Agradeço ao apoio da EMFA e do Pólo, e aos professores pelo bom aluno e cidadão que me formou. Agradeço ao professor Vitor Nunes Caetano pelo Kurumin Edukando e pelo Seminarix. Agradeço também aos meus colegas que me incentivaram com o Titan.

 

Notícias

VISITE A MINHA ESCOLA

23-11-2010 16:00
Você pode conhecer a escola onde estudo. para visitar o site, você pode clicar aqui.

Titan no Pendrive

16-11-2001 02:19
Estou Criando o Titan que roda inteiramente no Pendrive. Assim que terminar de criar, colocarei ele no site e todos poderão usá-lo.

 

<!-- Inclua esta tag na seção head ou logo antes da tag de fechamento da seção body -->
<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-BR'}
</script>

<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->
<g:plusone></g:plusone>


Linux: Se é bom, pode ficar sempre melhor!